segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Minhas Eleições - Parte 1



Lembro-me da minha primeira eleição, nossa quanto tempo! Era um menino pequeno, digo ainda menor, rssss.... O prefeito eleito naquele meu primeiro pleito, hoje meu grande amigo e escritor Gilberto Sant´anna me chamava carinhosamente de 'anjinho borroco' dado aos longos cachos de cabelo no rosto angelical, perdido com o tempo. Ainda vivíamos sob o regime de exceção.
Tínhamos um general amante de cavalos e distante do povo comandando o País e permitindo a volta gradativa dos que jamais deveriam ter deixado a pátria. Abaixo um raro filme do então líder do MDB no Congresso Nacional, Mário Covas em 1968, pouco antes do anúncio do AI 5- Ato Institucional n. 5 que entre outros coisas determinava o recesso parlamentar em todos os níveis no Brasil e cassava o mandato dos políticos oposicionistas, e deu início ao mais sombrio período da ditadura militar, vejam que belo e raro filme:



Eu ainda não entendia quase nada de política, mas o cheiro forte da cola de farinha e dos materiais gráficos nunca sairam da minha memória. Adorava ir a São Paulo no comitê do Montoro, cuja esposa nem imagina era minha parente... na volta o saudoso Guzzi sempre dizia: Adriano olha o macaco no alto da estrada. Inocente sempre procurava um animal nas árvores, contudo o que via era apenas um macaco hidráulico num grande outdoor. Adoro a inocência da infância cuja pureza jamais encontramos novamente. Ganhamos,! Nunca esqueço de ver meu pai, outros eleitos e o Gilberto sendo carregados na frente do atual cinema. Alguém perguntou: Ganhamos prefeito, e agora? Agora vamos dormir e depois veremos o que fazer....
Os 15 vereadores eleitos foram: Pelo PMDB: Edson Teixeira, José Luiz Teixeira, meu amigo, Odair Bedore, Domingos Gerage, Carmine BiagioTundisi, já falecido, Cassemiro Silveira, Rogério Ribeiro da Silva, meu amigo, Mário da Silva e Douglas Murilo Patrocínio. Pelo PDS: Pedro Maturana, Pedro Tominaga, Kazuaki Araki, Gaspar Camargo, Maurício Aparecido Petrucci, ambos falecidos e Eurípedes Edson Ferreira da Silva, meu amigo. Que me lembro, os candidatos derrotados para preitos foram: pela sub legenda do PMDB: Nagib Salles e Guzzi, ambos falecidos e pelo PDS Cido Franco, Flávio Callegari e Aparecido Penteado Júnior.

No vídeo abaixo há um pequeno trecho do debate entre os candidatos a governador de São Paulo em 1982, onde se vê há célebre discussão entre Montoro, governador eleito versos Jânio Quadros, ex-governador e ex-presidente da república




(continua outra dia, hora, quem sabe...)

Um comentário:

  1. Na foto meu pai estava sobre dois ou três tijolos, para ficar ainda mais baixo que Montoro e Quércia, rssssss

    ResponderExcluir