domingo, 24 de outubro de 2010

Minhas Eleições - Parte 11

Estamos no fim do século XX. O governo Maturana (1997/2000) pode ser dividido em dois períodos: Antes de suas cassações e o depois dela. No final de seu mandato o saldo entre os dois períodos não era muito negativo. Os quatro presidentes da Câmara neste período foram: meu pai pela terceira vez em 1997, Testinha pela segunda vez em 1998, que assumiu a prefeitura durante os afastamentos de Maturana, tendo em vista a morte de Cido Franco em março de 1997, Rogério Ribeiro da Silva em 1999 pela segunda vez e Mário Inui em 2000 pela primeira vez.
O PMDB inicialemnte oposição ao governo Maturana, votou a favor de suas cassações políticas que revertidas no Tribunal de Justiça de São Paulo provocou um entendimento político que pos fim aos erros administrativos cometidos até então. A partir do entendimento o PMDB participou da administração de Maturana indicando, por exemplo, o secretário de finanças, que até hoje (2010) ocupa a mesma pasta.
O ano era 2000 e era hora de escolher os postulantes ao palácio Jerônimo de Camargo. O PMDB, na época sob a minha presidência decidiu por coerência que apoiaria a reeleição de Maturana indicando seu vice, cujo nome escolhido em convenção tinha sido o meu. Outros dois candidatos se lançaram: Flávio Callegari, ex-prefeito de 1993/96 e José Roberto Tricoli, ex-vereador 1993/96 e candidato a prefeito nas eleições de 1996. Nas vésperas das convenções que decidiriam os candidatos tudo mudara. O PPB, hoje PP de Maturana que já havia aceito a indicação do meu nome para vice, voltara atrás. Nós, surpreendidos que fomos na madrugada que antecedia as eleições acabamos no colo de Callegari indicando Ricardo Alfonsi como seu vice e Maturana numa chapa pura ficava com Eurípedes Edson, ex-vereador como seu vice, mas quem tivera mais sorte e ganhara as eleições fora Beto Tricolo do PV que com Mário Inui do PSDB e então presidente da Câmara tiveram grande vantagem sob os dois outros concorrentes. Os vereadores eleitos foram: Sebastião Batista Machado "Tiãozinho da Farmácia" PTB, Vanderlei Sebastião Rocha, PL, hoje PR, Odair Bedore, PMDB, Francisco Antônio Rodrigues Almendra, PMDB, José Bernardo Denig PR, Edson Antônio Gonçalvez "Beleza" PV, Reinaldo de Jesus Silva , PPB, hoje PP, Abel Bueno do Prado, PTB, Nelson Maturana, PFL, hoje DEM, Raildo dos Santos, PMDB, Ismael Antônio Fernandes "Dentinho", PV, Pedro Yoshihiro Tominaga, PTB, Takao Ono, PR, Oswaldo Mendes Sobrinho, PTB, Wagner Silva, PR, Paulo Sérgio Tricoli Patara, PV e Rogério Ribeiro da Silva, PSDB.




continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário