sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal e Quércia

De um tempo considerado, não gosto do natal. Nos últimos, ceiei cedo e cedo fui para cama... Noutros, em tempos mais remotos, curti mais, especialmente quando minhas avós eram vivas e elas, inegavelmente dão um sentido a mais para essa data.
Quando se tem filhos, especialmente pequenos, há um sentido maior para data, diante da magia que certo ou não, envolve a data dando-a ares de grande comemoração e trocas de presentes, brinquedos de preferência.
O tempo vai passando e não tendo filhos ou crianças a magia se perde e sobra só o comércio que infelizmente domina a data que se diz ter nascido Jesus Cristo, figura central da fé cristã...
Não tenho filhos, ainda, mais sobrinhos que hoje, como nos natais passados move-nos a comemorar mesmo não querendo essa data. Mas, no íntimo não me agrada o natal pois me remete aos queridos parentes e amigos ausentes! Ano passado dormia na passagem do dia 24 para o dia de natal, já esse ano cá estou acordado depois de um dia muito especial e no meu quarto lendo e escrevendo nesse espaço que por vezes parece um diário.
Hoje pela manhã o natal ficou ainda menos alegre com o falecimento do ex-governador do Estado de São Paulo, Orestes Quércia, que há anos me ligava no dia de meu aniversário e comigo conversava como se fossemos íntimos amigos... A morte acaba redimindo e de certo modo corrigindo injustiças e com Quércia se deu esse fenômeno, pois criticado por muitos, sua partida engrandeceu-o dando a devida importância ao grande desenvolvimentisma e municipalista que foi. vereador, prefeito de Campinas, Senador, vice-governador e governador do Estado mais importante da federação, Quércia deixou marcas importantes na política recente do nosso País. Evidente que cometeu muitos erros em sua trajetória, mas de tudo que se disse em seu desfavor, muito mais foi injustiça que verdade. Quércia, como Brisola e tantos outros políticos comprou briga com parte da imprensa brasileira e pagou muito caro com isso, mas a repercusão de sua morte hoje mostra sua importância. Meu natal, apesar do dia inesquecível ficou mais triste do que de costume e meus próximos aniversários não terão mais a agradável ligação do ex-governador que conversava comigo como se próximos fossemos...
É quase meia noite, casa cheia, sono chegando e mais um natal que se comemora, mesmo não se querendo, rsssssssssss Feliz Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário