segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Declaração de voto 2010

Por que José Serra, 45? Serra é bastante antipático. Sempre tive uma forte queda aos políticos antipáticos, afinal para que vale a simpatia para ocupação de qualquer cargo público eletivo? Serra é ótimo gestor e provou isto pelos cargos que passou: deputado federal, senador, secretário de estado, prefeito e governador do nosso Estado e ministro de duas pastas (planejamento e saúde do governo FHC). Permitam-me um pouco de bairrismo, Serra é paulista, neto de imigrantes italianos como eu. Serra é mal humurado mas desentralizador, sabe montar ótimas equipes de trabalho (grande qualidade) e criar bons projetos públicos que não vejo necessidade de citar, mas os vários da área de saúde são bastante conhecidos de todos nós. Por que não Dilma? Sua biografia é sim bonita; uma mulher guerreira de valores notáveis e preparada para exercer cargos públicos com eficiência como me parece provado. Contudo, para o Brasil, neste momento a presença de Serra no comando do País rompendo o aparelhamento do Estado pelo PT é indiscutivelmente mais positivo. O governo Lula tem sem dúvida ótimos indíces. O Brasil melhorou sim, negar isso é negar o óbvio, mas esse crescimento não se deve apenas pela gestão, em parte eficiente, do atual governo. Os avanços são frutos da estabilidade política, econômica e eu diria até estrutural de governos anteriores. Não podemos esquecer a abertura comercial iniciada por Collor, a gestão discreta mas eficiente de Itamar e estabilização da moeda e as reformas estruturais implantadas no governo FHC. Inúmeros projetos sociais tão citados e aplaudidos hoje foram criados pelo governo FHC. A política econômica tem cerca de dezoito anos e não oito como se quer parecer. Querer ser o refundador da nova república e o único responsável pelos avanços conquistados é populismo do mais evidente e perigoso. Querer ser o baluarte da moralidade e da competência chega a enojar quem pensa. Não me interessa se Dilma, foi guerrilheira. Eu jamais pegaria em armas para defender meus princípios ideológicos, aliás para coisa alguma, mas não critico quem as pegou por um ideal, respeito até. Apenas é questão de comparação entre os dois principais candidatos: Serra e Dilma. Serra é melhor preparado para dirigir os destinos do País neste momento. Marina tem uma linda biografia e um ótimo carater, mas é candidata de uma nota só e defende ideias ultrapassadas, conservadoras na contramão da história, mas ainda assim seria minha segunda opção porque sua atuação na defesa do meio ambiente como ambientalista e ministra supera seus posicionamentos conservadores sobre assuntos importantes.
Por que Geraldo Alckmin, 45? Entre os que disputam o governo do nosso Estado Geraldo é disparado o mais preparado. Já fui bem mais simpático a seu estilo político, mas ainda que eu enxergue falhas administrativas não percebidas antes, seus adversários estão muito aquem do mesmo e sequer citá-los vale a pena na minha ótima, respeitando, evidentemente suas biografias. Espero que faça mais do que fez nos seis anos que já governou São Paulo e acredito que fará... aprendeu muito.
Por que Aloysio Nunes senador, 451. Bem, outro político bastante experiente, nos moldes de Serra e Geraldo e me foi recomendado por um grande amigo, Gilberto Sant'anna, que seu aval já bastaria para ter meu voto. Lamento a desistência de Quércia, o qual teria meu outro voto e seria novamente um grande senador por São Paulo, mas diante disso, acho que vou de Moacyr Franco, 177 apenas para não votar em branco nunca.... seria uma homenagem a sua obra apenas, afinal votar em Marta, Netinho e outros não dá por questões óbvias que dispensam comentário. A disputa ao senado paulista beira a piada de mal gosto....
Para Deputado Federal votarei em Eduardo Coelho, 1515, ótimo carater, excelente biografia, grande educador, entre outros cargos, ex-reitor da PUC de Campinas, etc, etc.... Novo amigo que não tenho dúvidas defenderá nosso Estado e lutará pela melhora da educação no País, sua maior e mais importante bandeira.
Para Deputado Estadual votarei em Beto Tricoli, 43156. Bem aqui vale uma explicação mais detalhada. Beto foi nosso adversário nas últimas eleições em Atibaia (2000, 04 e 2008). Pra mim adversário, nunca inimigo. Lutei muito para que amigos e eleitores tentassem votar em candidatos ligados com nossa cidade e ou região sempre que possível e com reais condições de representatividade. Beto representa o que sempre defendi. É de Atibaia, foi vereador (93/96), prefeito (2001/08). É preparado, conhece nossa cidade e região, e é, o maior líder político de Atibaia nesta primeira década aceitem ou não. Nos moldes de Serra, meu pai, Covas e tantos outros políticos, não é exemplo de simpatia, mas como já disse, para que serve a simpatia? Político tem que ter: espírito público, dinamismo, visão de futuro, vontade de mudar e servir sua gente. Beto tem muitos defeitos políticos, não é por nada que conquistou tantos inimigos, se tivesse outro estilo, poderia ter sido e ainda poderá vir a ser um líder ainda maior. Mas, acho que diante dos últimos acontecimentos tem mudado, aprendido com os erros, afinal é inteligente. Só os inteligentes admitem e mudam com seus erros. Não temos que votar num candidato só porque nasceu, morou ou mora em Atibaia apenas, mas que tendo nascido, morado ou com fortes ligações com nossa cidade e ou região tenha condição de lutar por elas na Assembleia Legislativa, casa de líderes experientes, onde coadjuvantes não somam nada, aliás tivemos recentemente prova do que falo. Beto é importante para Atibaia e outras cidades como Edmir é importante para Bragança e outras cidades. Fosse eu bragantino, Edmir seria meu deputado com certeza, aliás é um ótimo parlamentar e um líder na Assembleia como Beto podera ser. Sou inteiramente a favor de uma reforma política que entre outras coisas crie o voto distrital, bem como da tão importante e comentada moralização da política brasileira... Quem não quer extirpar da vida pública os que estão nela só por interesse pessoal? Acontece que a Lei de Ficha Limpa, de iniciativa popular, tal qual foi aprovada e sancionada pelo congresso e pelo presidente Lula é demagógica, eleitoral e inconstitucional. Vivemos um momento jurídico eleitoral muito delicado. Administradores públicos que passaram por cargos executivos em todos os níveis nos últimos anos respondem a processos de toda ordem onde o dolo, requisito fundamental para se condenar alguém por improbidade administrativa ou eleitoral, são totalmente ignorados pelos membros do Ministério Público, juízes de primeira instância e pelos tribunais.... Estão na mesma vala comum políticos ousados e com erros sem dolo com políticos corruptos que enriqueceram ilicitamente as custas dos cofres públicos. Teremos sérios problemas nos próximos anos se as leis não atentarem para entre outras coisas: a dosemetria da pena; a necessidade de dolo nos desvios de conduta, entre outros pontos importantes, pois os bons se afastarão da vida pública e os mal intencionados sempre estarão orbitando próximo ao poder. Beto cometeu muitos erros no seu governo, mas a grande maioria dos processos que responde, como este que resultou na sua momentânea impugnação, não teve dolo algum, muito pelo contrário. Teve espírito público na condução do processo licitatório do serviço público de transportes. Não sou do PV, mas sou apaixonado por minha cidade. Amo-a e tenho absoluta certeza que um representante preparado com assento na assembleia legislativa poderá ajudar muito o seu progresso e por isso voto Beto Tricoli. Apenas para reflexão e fechamento da minha declaração de voto: As cidades dependem, infelizmente, muito de verbas do Estado para investimento em áreas como saúde, seguraça e habitação, por exemplo. Vejam a diferença entre a Santa Casa de Bragança, da rede de segurança entre Bragança e Atibaia e do número de casas populares entre as duas cidades.... Nós temos acho que 4 delegados, eles, acho que quase 20. Nossa Santa Casa com muito custo e luta é o que é, a deles um hospital de primeira linha. Temos cerca de 500 casas populares e eles, mais de três mil, acho. Limito-me a esses três exemplos para justificar a importância de uma cidade como a nossa ter um deputado atuante, vibrante em nossa defesa. Dentro deste diapasão quem, por qualquer razão não queira votar no Beto, recomendo voto em Pedro Horta, amigo ligado a nossa cidade e preparado para ser deputado, ou fora dos meus argumentos de ligação com nossa região, também tem meu amigo Jorge Caruso, sem ligações com Atibaia, mas ótimo parlamentar paulista. Concluindo, apesar das diferenças políticas entre mim e o Beto é nele que votarei e recomendo meu voto para deputado estadual. Beto estamos juntos porque amamos nossa querida Atibaia e região. Força, conte comigo e vamos pra vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário