sábado, 16 de outubro de 2010

Minhas Eleições - Parte 5 (vídeos no início e no fim e o texto no meio)





Muito provavelmente as eleições para Presidente da República depois de 29 anos (a última ocorreu em 1960 com a eleição de Jânio Quadros que renunciou em 25 de agosto de 1961) foi uma das eleições que mais me envolvi e curti participar.
Era ainda muito jovem, um adolescente, mas já curtia muito política. Meu pai, vereador no seu segundo mandato pelo PMDB apoiou, o grande político, Ulysses Guimarães com Valdir Pires, ex-governador da Bahia como vice, mas eu, mesmo muito próximo do PMDB e mesmo sem haver o PSDB em Atibaia, apoiei um dos maiores políticos brasileiros do século passado na minha ótica, o então senador por São Paulo, Mário Covas Júnior, nascendo aí uma grande admiração por sua vida política.
Lembro-me de ver uma casa na avenida Horácio Neto com uma propaganda de Mário Covas, bati e saiu um senhor muito polilizado de nome Joaquim Lessa e disse que gostaria de ajudar na campanha do Covas em Atibaia. Conversei com amigos que também simpatizavam com Covas como Alexandre Milanello, Marco Antônio, Nelsinho e outros e todos toparam fazer a campanha dele em Atibaia e assim sozinhos num pequeno grupo sob a subervisão do Lessa fizemos a campanha de Covas em Atibaia....
Colamos faixas nos muros, distribuimos "santinhos" e adesivos em semáforos, enfim participamos ativamente na campanha de Covas. Foram 22 candidatos a presidente e tentarei lembrar os mais importantes pela ordem de votação: Fernando Collor de Melo pelo PRN, Luis Inácio Lula da Silva pelo PT, Leonel de Moura Brizola pelo PDT, já falecido, Mário Covas Júnior pelo recem criado PSDB, dissidência do PMDB, já falecido, Paulo Salim Maluf, aquele que disputou as eleições indiretas contra Tancredo pelo PDS, Guilherme Afif Domingues pelo PL, hoje PR, recem eleito vice-governador em São Paulo, Ulysses Guimarães, o homem das diretas e presidente da constituinte pelo PMDB (candidato do meu pai) falecido em 1992 num acidente aéreo, Roberto Freire, grande político de esquerda de Pernambuco pelo PCB, hoje PPS, recem eleito deputado federal por São Paulo, Aurelinao Chaves, ex-governador de Minas e vice-presidente do último presidente do período militar (João Batista Figueiredo) pelo PFL, hoje DEM, já falecido, Ronaldo Caiado pelo PSD, Afonso Camargo pelo PTB, já falecido, Eneas Ferreira Carneiro pelo PRONA, já falecido, deputado federal mais bem votado da história do País em 2002 com mais de 1,5 milhão de votos e Fernando Gabeira, o homem da sunga de croche pelo PV, esses foram os mais importantes. Para mim minha ordem de preferência de votação era Covas, Roberto Freiro, Ulysses, Brizola e Lula na ordem.
Findo o primeiro turno, restaram Collor, o caçador de marajás das Alagoas e Lula, o sindicalista e líder máximo do PT. Não tive dúvidas, escolhi Lula e fiz campanha para ele, acompanhado, entre outros amigos, pela Vivian Aurora de Moraes, cujo comitê próximo ao museu João Batista Conti, passamos horas e horas discutindo política. Acho que vem daí a minha amizade por muitos membros do PT de Atibaia.... No fim deu Collor que após sofre processo de impeachment renunciou ao mandato aos 29 de dezembro de 1992, cumprindo quase três anos de mandado e sendo substituido pelo vice-presidente o mineiro Itamar Franco que concluiu o mandato do primeiro presidente eleito do Brasil desde Jânio Quadros e fez seu sucessor o então ministro das relações exteriores e depois da fazenda, o carioca, sociólogo, professor e senador por São Paulo Fernando Henrique Cardoso pelo PSDB que reelegeu-se em 1998 e governou o País até 2002 quando foi substituído pelo atual presidente Lula.





Em Construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário