segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Atibaiano na paulita e cidadão do mundo na minha matriz

Amo minha cidade.... nossa como é forte a relação que tenho com ela. Orgulhe-me de ter chorado pela primeira vez na Santa Casa; de ter dado os primeiros passos na minha casa, nas de minhas avós e na praça do mercado. Orgulho de ter feito os ensinos básico, fundamental e médio nas escolas por onde passei. Orgulhor pertencer, pelo lado de minha mãe, das famílias mas antigas e tradicionais da cidade. Amo andar por suas ruas, passear por suas praças, conversar com nossa gente. Amo viajar, mas voltar para minha terra natal, me faz mais forte, perto das minhas raízes... São tantas lembranças que trago de minha Atibaia, tantas.... quem sabe um dia, as escreverei. Morei quase dois anos na antiga São Paulo de Piratininga, hoje apenas São Paulo, a cidade de todos. Na época não tinha nenhum amor por aquela cidade. Hoje já vejo com outros olhos. Aprendi a amá-la e desejá-la. As horas que há pouco tempo passei em São Paulo fez-me sentir gigante no meio da cidade grande. A aproximação de minha grande paixão com a cidade mais importante da Amércia Latina, me faz feliz. Posso curtir as duas paragens com olhos diferentes mas com os mesmos pés. Passar a semana no planalto de Piratininga e os finais na minha linda serra do Itapetinga, ou vice-versa, será um objetivo a ser buscado. Sei que estou no final de um ciclo. Ainda não sei ao certo como será o novo, mas sei que Atibaia e São Paulo farão parte do próximo. Minhas raízes bem sólidas em Atibaia jamais se romperam... como jamais existirá o grande muro para mim intransponível em torno da minha amada terra. Quero ser o atibaiano orgulho andando na balada avenida paulista como o paulista, cidadão do mundo sentado na minha queria praça da matriz, coração da minha terra e origem simbólica de toda minha ascendência materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário